Pesquisar
Close this search box.

Mísseis russos atingem cidade perto da fronteira com Polônia

Compartilhar esta postagem

A cidade ucraniana de Lviv, perto da fronteira com a Polônia, foi atacada por mísseis russos na manhã de hoje (madrugada no Brasil), 23º dia da guerra, informou a prefeitura. Uma pessoa ficou ferida. A cidade, considerada a capital cultural da Ucrânia, está a centenas de quilômetros do avanço da Rússia e tem sido um dos principais destinos dos civis forçados a fugir das zonas de batalha.

Até o momento, a guerra já gerou cerca de 3,3 milhões de refugiados, sendo que mais de 2 milhões cruzaram a fronteira com a Polônia, que prepara uma proposta para uma missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) na Ucrânia. Em uma postagem no Facebook, o prefeito Andriy Sadovyi disse que uma fábrica de reparos de aeronaves que fica perto do aeroporto da cidade foi destruída pelo ataque, mas o terminal não foi atingido. Sadovyi afirmou ainda nas redes sociais que o trabalho na fábrica havia parado antes que os mísseis atingissem o local. Segundo o chefe da administração militar regional de Lviv, Maksym Kozytsky, uma pessoa ficou ferida e está “numa condição moderada”.

Desde a invasão russa ao território ucraniano, em 24 de fevereiro, Lviv, maior cidade do oeste da Ucrânia, havia sido amplamente poupada dos bombardeios russos. Ela fica localizada a cerca de 70 quilômetros da fronteira polonesa, ou seja, próxima a um país que pertence a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Além disso, a fronteira da Ucrânia com a Polônia tem sido um ponto de passagem de material bélico para auxiliar a resistência ucraniana. Países que integram a aliança militar já disseram que não se envolverão diretamente no conflito entre Rússia e Ucrânia sob o risco de agravar a situação. No entanto, o secretário de Estado americano, Anthony Blinken, e o presidente dos EUA, Joe Biden, já disseram que, caso os russos realizem alguma ofensiva militar contra qualquer país integrante da Otan, o bloco estará “absolutamente” comprometido “com a defesa de cada centímetro quadrado desse território”. O artigo 5º do Tratado do Atlântico Norte diz que um ataque armado contra um dos países.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/internacional

 

Leia Também

plugins premium WordPress