Entre as informações falsas, estão proibição de votar, por exemplo
O período eleitoral de 2022 começou e, com ele, informações não faltam. No entanto, alguns dados podem ser falsos e, por isso, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) listou seis boatos, negando-os, para que o eleitor tome conhecimento.
Um das chamadas fake news é a proibição de votar de quem não registrou a biometria, por exemplo. Outro boato é de que a Justiça Eleitoral está cancelando os títulos de pessoas com mais de 70 anos e que o voto só é permitido para pessoas acima de 18 anos.
Até 4 de maio, o prazo para regularização de qualquer pendência no título eleitor segue aberto. Adolescentes com menos de 18 anos, mas a partir dos 16 anos, podem sim votar e o cadastro para emissão do primeiro título também vai até o começo do mês.
No entanto, a diferença é que entre 16 e 18 anos, o voto não é obrigatório, bem como acima dos 70 anos. Mas estando em dia com o documento, estes públicos podem votar normalmente, se quiserem.
Os eleitores vão às urnas em 2 de outubro de 2022, para escolherem presidente, governador, senadores, deputados estaduais e federais.