Prazo para resolver pendências, bem como emitir a primeira via do título de eleitor, termina em 4 de maio
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibiliza plataforma em seu site para que a situação do título de eleitor seja conferida. O prazo para qualquer tipo de ajuste, bem como emissão da primeira via do documento, para adolescentes entre 15 e 18 anos, termina na quarta-feira (4).
No site da Justiça Eleitoral, ao lado direito, há uma aba com os seguintes serviços: autoatendimento ao eleitor, título de eleitor, certidão de quitação, validar documentos, situação eleitoral e todos os serviços.
Neste caso, acesse a ‘situação eleitoral’. Basta inserir seu CPF ou o número do documento. Como resposta, o eleitor receberá a informação se está regular ou não.
Título de eleitor
A segunda aba que aparece é a de título de eleitor, na qual o cidadão poderá tirar dúvidas quanto à forma de emissão, transferência e regularização do documento, por exemplo. Ainda, como consultar o local de votação, inclusão do nome social do título, entre outras informações.
O voto é facultativo às pessoas entre 16 e 18 anos. No entanto, no caso de quem tem 15 anos e vai completar 16 até 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições 2022, pode pedir a emissão do título de eleitor também. Do mesmo modo, o prazo para tanto termina em 4 de maio.